sábado, 24 de janeiro de 2015

[Criando] - Mirkenses, replicantes no Nono Mundo


O clássico Blade Runner traz, além de muita coisa futurística bacana, os replicantes, o ponto que gera toda uma reflexão sobre o que é ser, como se constitui aquele que pode se dizer "ser", etc.
Por mais que eu me interesse por essa temática, não sei se agradaria aos jogadores ter que lidar com essas reflexões. Contudo, lidar com replicantes, ai sim, fica bacana.
Como é explicado no filme, os replicantes foram criados e exercem funções fora da Terra, uma vez que são proibidos na superfície. Por que? Pelos simples fato de serem tão perfeitos que não se consegue distinguir de um humano de verdade e, além disso, por serem mais fodas (rápidos, fortes, etc.). Pelo menos o modelo Nexus 6, que aparece no filme.
O único método para se identificar um replicante é através de um teste. Logo, por precaução, os modelos Nexus 6 só vivem por quatro anos.
Não vou entrar na questão do filme em si. O que quero é aproveitar a ideia desses seres, praticamente humanos, que podem ter sobrevivido até o Nono Mundo.






- Você lembra de quando caiu naquele buraco e a nossa mãe desceu para te ajudar, mesmo sem ter como sair do buraco? Ela falou "Ficarei com você aqui! Não precisa ter medo". Você estava com medo, mas ela te acalmou e extendeu o braço. O toque da mão dela, eu sei que você se lembra bem, te fez se sentir seguro e feliz. Feliz como nunca antes.
Após passarem metade do dia dentro do buraco, a ajuda chegou e vocês conseguiram sair. Ela te abraçou e disse "Ficaremos juntos para sempre. Você é minha filha e eu sempre te protegerei".
Eu também tenho essas memórias. Sabe o por quê? Ela também é a minha mãe. A nossa mãe! E até hoje ela cumpre o seu juramente de sempre nos proteger, mesmo depois de morta. Por isso não podemos ir para longe. Pois estaremos longe dos braços de nossa mãe.


Se pensarmos nos replicantes do filme em si, podemos supor que, como o Azaghal mostra nos últimos nerdcasts de RPG, para alguém que só tem quatro meses de vida, o valor que dá às coisas é totalmente diferente. Eles não têm tempo para construir laços e se importar com perdas.
Lembro que, em um livro do filósofo Zizek, ele cita um outra cara que diz algo mais ou menos assim: para sobreviver, perdemos a própria vida. Os replicantes sào a perfeita metáfora pra isso. Contudo, e se eles conseguissem viver para sempre? Como seria a sociedade que formariam? Aqui vai uma ideia de como usar dentro do Nono Mundo.

Em meio a um deserto, só podemos ver... Areia. Muita areia. Entretanto, se você tiver sorte ou uma boa numenera, poderá identificar um campo de força do tamanho de uma pequena cidade e, dentro dele, um grande foco de energia.
Lá vivem os filhos de Mirka. Ou como se autointitulam: mirkenses. A pequena cidade recebe o nome dessa divindade vista como a Mãe de todos. Uma mulher de cabelos curtos, cor de caramelo, grandes olhos que transparecem bondade e amor. Pode ter certeza que, se algum mirkense te convidar para a casa dele, você verá uma imagem dela na parede. O que o cidadão não vai te contar é que, nos confins de sua terceira gaveta de roupa, ele esconde uma foto, a única foto, que ele tem com a sua mãe: Mirka.
Entre os moradores, você vê homens e mulheres aparentemente entre 19 e 35 anos. Todos muito bonitos , corpos praticamente perfeitos e grande parte expostos, é comum ver todo tipo de cor de cabelo, de olhos, de pele, etc. Entretanto,  todos têm uma cicatriz no ombro esquerdo.
Eles são fazendeiros, padeiros, guerreiros, artesãos, entre outros. Sempre que você chegar em Mirka, será levado até Deker, o sacerdote da cidade. Ele é o único que pode entrar dentro da grande estátua de Mirka.
Dentro dela, é possível encontrar uma grande torre de cabos e, em volta, cinco formas ovais cheias de um fluído estranho. Se conseguir entrar e permaneçer vivo, você irá ver pequenos corpos se desenvolvendo dentro dessas cinco banheiras.
Bem no meio da torre, há uma placa, cuja inscriçào diz "Mirka - modelo 7453".
Esta máquina, além de manter todos seguros, também impede que o fatídico destino dos mirkenses seja alcançado: a morte. Todos são destinados a morrer depois de quatro anos. Contudo, Mirka impede que morram. O número de habitantes é o mesmo desde o começo. Eles apenas envelhecem visualmente até uns 45/50 anos e depois o envelhecimento para. Alguns envelhecem mais rápido, outros acabam não envelhecendo e ninguém sabe o porquê.
Você não vai encontrar guardas pela cidade. A ideia de que algum perigo poderia aparecer não existia. Afinal, nada que até então os mirkenses conheciam, oferecera-lhes algum perigo. Contudo, eles são bons no que são bons. Seja lutando com os punhos ou utilizando numeneras, eles não são adversários fáceis.
Alguns mirkenses acabam saindo da área. O motivo precisa ser muito bom e aprovado por Deker. Uma vez que eles têm a permissão, eles ganham um bracelete que nada mais é do que uma versão menor do aparelho na cidade. O problema é que sua potência é menor. Logo, os mirkenses perde a proteção de sua Mãe e voltam a caminhar para a morte. Isso impede que um mirkense queira sair da cidade e ir para outros lugares. Dependendo da duração de sua jornada, ele morreria antes de conclui-la.


No geral, um mirkense é level 3, com 5 pontos de vida, mais valor do armor, caso esteja utilizando algum; um mirkense que tenha focado em algum tipo de combate é level 4, com 7 pontos de vida. Contudo, caso esteja fora da área de Mirka, diminui-se 1 level em seu detrimento para ambos.

Quem pode ter criado os mirkenses?

Pensei em compartilhar essa ideia com vocês, pois, talvez, pode ajudar alguém; um de vocês pode querer  utilizar os mirkenses, etc.
Eu também cheguei a criar os Senhores do Céu! Piratas que voam, comandados por Zel, cujo dirigível é um tesouro dos tempos antigos.

Caso alguém tenha alguma ideia, sugestão ou crítica, pode deixar nos comentários ou no meu Twitter (@alucarti).


4 comentários:

  1. Salve!

    Achei bem criativa sua proposta. Eu se fosse usar algo, manteria a premissa deles durarem apenas 4 anos e nem todos saberiam serem replicantes ou mirkenses e as memórias de sua origem seria embaralhada/nebulosa, sem sequer saber o certo de onde vieram.

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    1. Seria uma boa mesmo, Brenno!
      Acho que poderia dar uma ótima aventura. Eu só não mantive, pois pretendo pensar em como se poderia ter um personagem do tipo ou com um descriptor mirkense. Sabe?
      Não sabia se a validade de 4 anos iria prejudicar ou ajudar.
      Obrigado pelo apoio

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