domingo, 17 de janeiro de 2016

Recursão - Bloodborne (#1)


Fala, galera. Como prometido, consegui achar uma brecha e vir aqui postar sobre essa nova ideia. Não lembro se mencionei o que era exatamente (precisarei rever o texto, diga-se de passagem), mas pretendo adaptar o jogo exclusivo para PS4, Bloodborne, para o cenário The Strange, desenvolvido pelo Monte Cook e Bruce R. Cordell. Caso queiram saber mais, o pessoal da Editora New Order está fazendo uma financiamento coletivo para trazer o jogo. 
Não vou me prender muito às regras, tentando explicar como lidar com os níveis de dificuldade, o que são recursões, entre outros aspectos do jogo. Faço esta adaptação tanto para mim quanto para aqueles que já estão familiares com o Cypher System.

Vamos lá então.
Uma vez que vocês já acharam a Chave para esse Pesadelo, acompanhem-me nesse mundo marcado por sua noite nefasta.


Obs: eu aconselho a leitura deste texto (e de todos da série) ouvindo a seguinte trilha sonora



Como uma breve explicação, Bloodborne se passa, principalmente, em uma cidade chamada de Yharnam e regiões próximas. Pretendo explicar cada região nas próximas postagens, além de detalhes de toda a história do jogo. Por isso, se você está preocupado com SPOILERS, não leia. 
Essa cidade é, em específico, como um grande labirinto gótico, onde encontramos grandes torres, prédios e praças escurecidos, sujos e esquecidos pelos raios esperançosos do sol. Apresentando características de uma arquitetura vitoriana, a cidade convida aqueles, que transitam por suas ruas e vielas, a sentirem uma solidão em meio a uma cidade tão vasta. O desespero pode tomar conta daqueles que ali ficam perdidos e nunca podemos adivinhar como as pessoas vão reagir, não é mesmo? O medo pode crescer e levar as pessoas à loucura, principalmente quando elas se encontram presas em alguma casa, protegendo as portas com tábuas de madeira e as janelas com grandes cadeados, enquanto, do lado de fora, ruídos ressoam, alertando todos sobre o risco de uma morte dolorosa.
Seus personagens serão caçadores, cuja missão é acabar com as vítimas de uma grande infecção que se transformaram em monstros, beirando a lobisomens. A transformação não é rápida, mas degradante.
Contudo, há muito mais por trás do que uma simples infestação de lobisomens. Existem segredos sombrios, a ganância de homens tentando ascender ao lado dos deuses e acontecimentos que vão além de nossa compreensão.


Para lidar com as ameaças deste (e de outros mundos), os caçadores utilizam uma arma de fogo na mão esquerda que tem como objetivo incapacitar a locomoção do inimigo. Na outra mão, eles usam armas inventadas no Workshop, cuja versatilidade possibilita mais de uma maneira para acabar com as criaturas. Os estilos mudam de acordo com o caçador, mas uma característica é compartilhada por vários: o uso da agilidade. Em Bloodborne, sua agilidade garantirá sua sobrevivência. 

Como uma recursão, ela tem seus atributos. Ou seja,

Level: o level é, basicamente, a dificuldade para se conseguir chegar à recursão. Além disso, características como materiais e habitantes ajudam a determinar esse nível. Sendo assim, considero que ela seja uma recursão de nível 5. Espero que essa dificuldade seja explica no decorrer da adaptação.

Leis: a recursão é baseada em algumas "leis", como a física básica até magia, por exemplo. No caso de Bloodborne, ele não é um tipo de cenário que abusa das leis da física, mas acaba complicando a dialética entre ciência e magia. Acho que ela seria tanto "mad science" quanto "magic".

Raças jogáveis: foi mal, mas apenas humanos. Lide com isso.

Conexão com the Strange: não que eu saiba, mas vai que né?

Conexão com a Terra: apenas três objetos que levam para essa recursão

Spark: 25%

Tamanho: nada maior do que um estado pequeno, já que são algumas localidades não tão distantes umas das outras.

Acho bom esclarecer um pouco o tom do cenário para aqueles que não jogaram Bloodborne. Ele faz uma homenagem linda a Lovecraft, o pode deixar tudo um pouco mais familiar para muitos. Contudo, ao invés de lidar com seres de outros mundos apenas fugindo, tentando evitar a loucura, os caçadores combatem essas criaturas, sejam elas daqui ou de outro mundo.
É importante que o gm entenda que, se tratando de um cenário com forte influência de Lovecraft, você não para para explicar tudo. Afinal, a ideia é realmente deixar os jogadores quebrando a cabeça para lidar com esse mundo...
A sanidade é um fator importante que pretendo trazer a partir das regras apresentadas no suplemento In Strange Aeons: Lovecraftian Numenera


Bom galera, por hoje eu vou parar por aqui.
Consegui apresentar o que queria: detalhes básicos da recursão. Agora, a ideia é ir aumentando a densidade dela, descrevendo localidades e adaptando personagens importantes dentro do mundo do jogo. 
A lore do Bloodborne é extensa, confusa e cheia de suposições. Caso alguém tenha uma interpretação diferente do que está colocado aqui e quiser compartilhar, deixe nos comentários. Ajudaria bastante.

Até a próxima! 
Btw, comecei um canal de games com um amigo. A ideia é mostrar todo o jogo, além de apresentar alguns vídeos diferentes. Contudo, o canal ainda está no começo e quem puder dar um apoio, eu agradeceria. É só clicar aqui.

Abraços











Um comentário:

  1. Ae sim mano, parabens. Já estou me aprofundando tanto no jogo quanto no cenario kkk.

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